Documentos para viajar de ônibus

 

Confira abaixo quais são os documentos necessários para viajar de ônibus com a Águia Branca.

 

Crianças de 0 a 16 anos:

 

Viagens intermunicipais: 


Menores de 16 anos podem viajar desacompanhados ou acompanhados por outra pessoa maior de idade (+18) em linhas intermunicipais ou regiões metropolitanas, desde que apresente os documentos de identificação de base e comprovante de residência. 

 

Viagens interestaduais: 

 
  1. Desacompanhadas: 

 
  • Autorização expressa de pai, mãe ou responsável, com firma reconhecida em cartório e validade inferior a dois anos.
  • Autorização judicial — Para solicitá-la, um dos pais ou responsável legal deve procurar a Vara da Infância e da Juventude. É preciso levar a documentação pessoal original e com cópia, o documento de identificação da criança e comprovante de residência.
  • Documento de identificação: carteira de Identidade (RG) ou a Certidão de Nascimento original, ou cópia autenticada.
 
  1. Acompanhado por parente de até 3º grau, maior de idade (+18):

 

Acompanhado de pai, ou mãe, ou irmão/irmã, ou tio/tia, ou sobrinho/sobrinha, ou

avô/avó, ou bisavó/bisavó, comprovado documentalmente o parentesco. Deverão portar todos os documentos de identificação que comprovam o parentesco.

 
  1. Acompanhado por outra pessoa maior de idade (+18), mediante:

 
  • Autorização expressa de pai mãe ou responsável, com firma reconhecida em cartório, caso os pais não estejam presentes no local de embarque.
 
  • Autorização expressa de pai, mãe ou responsável, sem firma reconhecida em cartório se, e somente se, o pai, mãe ou responsável estiver presente no momento do embarque.
 

Gratuidade: Conforme a legislação brasileira, crianças de até  05 anos, 11 meses e 29 dias de idade têm direito a gratuidade nas passagens de ônibus, desde que não ocupem poltrona, viajando no colo dos pais ou responsáveis legais.



 

Para mais detalhes e informações sobre as documentações necessárias, acesse: https://www.aguiabranca.com.br/viagem-com-criancas-e-adolescentes

Adolescentes e adultos maiores que 16 anos:

Adolescentes maiores de 16 anos podem viajar desacompanhados mediante a apresentação do documento de identidade com foto original ou cópia autenticada.

 

Gratuidades de idosos (+60 anos), pessoa com deficiência e jovens carentes:

 

As regras não são iguais para todas as linhas, para saber mais clique aqui. A gratuidade, quando solicitada de forma correta, é validada mediante a apresentação de qualquer documento com foto, válido em todo território nacional, oficial ou cópia autenticada. Exemplos: carteira de identidade (RG); carteira de identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional; carteira de trabalho, passaporte, carteira nacional de habilitação (CNH).

 

 

Documentos necessários para embarcar com animais, conforme a sua viagem.

Animais domésticos:

  1. Para linhas interestaduais (ANTT) ou Intermunicipais no ES (CETURB), RJ (DETRO) e MG (DER MG):

Deverá ser apresentado atestado médico veterinário, emitido no período máximo de 10 (dez) dias antes da viagem, declarando boa condição de saúde do animal e carteira de vacinação 

atualizada e com o registro de vacinas anti-rábica e polivalente.

  1. Para linhas intermunicipais na BA (AGERBA):

Deverá ser apresentado atestado médico veterinário, emitido no período máximo de 15 (quinze) dias antes da viagem, declarando boa condição de saúde do animal e carteira de vacinação atualizada com o registro de vacinas anti-rábica e polivalente.

Aves e animais silvestres:

É obrigatório a apresentação da GTA (Guia de Trânsito Animal), emitido pelo IDAF da sua região e atestado veterinário.

Para mais informações acesse: https://www.aguiabranca.com.br/viagem-com-animais