Diferenciais de Segurança

Estrutura Operacional

Para oferecer mais segurança aos nossos clientes, contamos com estruturas técnica e operacional de reconhecida qualidade. A seleção dos motoristas é criteriosa, a frota é frequentemente renovada e a tecnologia sempre atualizada, além de serem aplicados programas de segurança no trânsito.

Funcionários envolvidos, constantes investimentos em capacitação, reciclagem e controle rigoroso de todas as operações e processos; tudo para que os passageiros tenham excelência nos serviços prestados de viagens, encomendas e aluguel de ônibus. A Viação Águia Branca faz tudo isso para que o cliente chegue ao seu destino com conforto, pontualidade, e acima de tudo, segurança.

Limite de velocidade

Nossa equipe de motoristas instrutores, em conjunto com o Centro de Controle Operacional (CCO), verificam continuamente o cumprimento dos limites de velocidades estabelecidos durante as viagens para os motoristas.

Treinamento dos motoristas em condução segura

Anualmente, realizamos treinamento em sala de aula e nas estradas para 100% dos motoristas da empresa.

Acompanhamento dos motoristas nas estradas

Todos os motoristas são acompanhados em sua operação pelos motoristas instrutores, para fortalecer o treinamento realizado e fazer as devidas correções durante a operação.
Sistema de Gestão do Motorista (GEMOT)

Temos um rigoroso procedimento para liberação de viagens, no qual 100% dos motoristas são submetidos a teste de vigília e fadiga, bafômetro e entrevista com profissionais capacitados na verificação das condições físicas e psicológicas.

Medicina do Sono

Implantado pela Viação Águia Branca em 2000, o Programa Medicina do Sono é pioneiro no segmento e tem como objetivo a promoção da saúde dos motoristas através da educação e prevenção. Todos os motoristas são avaliados no início e final de cada viagem, garantindo assim mais segurança aos passageiros transportados.

Principais realizações do programa:

  • Avaliação do tempo de reação dos motoristas antes e depois de cada viagem.
  • Atendimento aos motoristas nas salas de estimulação durante viagens noturnas.
  • Ações preventivas na qualidade e conservação dos dormitórios.
  • Palestras educativas e visitas domiciliares aos motoristas.
  • Projeto de ergonomia para as poltronas dos motoristas nos ônibus.
  • Projeto Lumiere (melhoria da luminosidade dos veículos para  prevenção da fadiga visual).

Gestão Técnica

Cada uma das 16 garagens da Viação Águia Branca possui oficina própria para realizar a manutenção preventiva e preditiva de sua frota. Todas elas seguem diretrizes técnicas de manutenção e possuem sistemas informatizados que controlam e monitoram continuamente o desempenho de componente, peça e pneus de cada ônibus. 

Através da utilização correta dos veículos e de uma gestão eficiente, evitamos falhas eletromecânicas / baldeações, aumentamos  assim, a disponibilidade operacional dos veículos, reduzimos os custos de manutenção e principalmente ganhamos a confiança dos passageiros.

Na Matriz, em Campo Grande (Cariacica, ES), estão localizadas:
- RECAR (Recondicionamento de Carroceria): oficina onde são realizados os serviços de lanternagem, pintura, capotaria e revestimento interno da frota.

- RECOM (Recondicionamento de Componentes): oficina onde é realizado o serviço de manutenção de componentes e peças. Um trabalho de prevenção, monitoramento e controle eficaz dos componentes mecânicos da frota.

Prêmio “Mentes que brilham”

Prêmio criado como incentivo e reconhecimento de ideias e soluções para a melhoria nos serviços de manutenção, visando a melhorias no sistema eletromecânico dos veículos e redução de custos de manutenção.

Centro de Controle de Operações (CCO)

Através do CCO, localizado em Vitória (ES), 100% da frota e todos os parâmetros de operação dos motoristas são monitorados através de videomonitoramento, possibilitando respostas rápidas a todas as necessidades operacionais durante as viagens.

Além disso, o CCO realiza o planejamento e controle da operação da frota e elabora as escalas de motoristas e os mapas de riscos das linhas operadas.

O projeto de telemetria investiu milhões de reais em equipamentos como computador de bordo, GPS, fluxômetro, dentre outros. E nos próximos anos, estão previstos mais investimentos neste projeto. A Viação Águia Branca investe constantemente em inovação, tecnologia e atendimento para garantir, cada dia mais, conforto e segurança aos seus passageiros.