Águia Branca e Expresso Brasileiro apóiam a corrida Move 4 Cancer Rio de Janeiro

28/06/2019

Com largada na Praça dos Monumentos, no Flamengo, a Corrida & Caminhada Move For Cancer de 5 e 10km reunirá cerca de 6 mil atletas. A Águia Branca e a Expresso Brasileiro marcarão presença na corrida, fazendo o registro dos atletas na chegada.

O MOVIMENTO

O Move4Cancer foi lançado oficialmente dia 28 de novembro de 2016, um dia após a data oficial do Dia Nacional de Combate ao Câncer. O logo do Move4Cancer é formado por setas vermelhas, símbolo internacional da luta contra o câncer.

O desafio é tornar o Move4Cancer referência nacional e internacional no combate contra os cânceres em geral e promover uma nova plataforma de arrecadação e visibilidade ao instituto, que depende desses esforços para prestar serviços cada vez melhores à população. O movimento aborda a prevenção e detecção precoce de sete tipos de câncer: câncer de cabeça e pescoço, colo do útero, cólon e reto; mama, pele; próstata e pulmão.

A campanha conta com a participação de mais de 80 artistas, que ajudam na divulgação da mensagem de prevenção e tratamento do câncer através da TV e redes sociais.

OS NOVE MOVIMENTOS CONTRA O CÂNCER

NÃO FUME

Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer.

ATIVIDADES FÍSICAS

A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

MANTENHA PESO ADEQUADO

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo. Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e exercícios físicos.

AMAMENTE

O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de então, deve-se complementar a amamentação com outros alimentos saudáveis até os dois anos ou mais.

EXAMES PREVENTIVOS

Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer exame preventivo ginecológico a cada 3 anos. Alterações preventivas do câncer do colo do útero. Mesmo mulheres vacinadas quando chegam aos 25 anos, devem realizar exame preventivo a cada 3 anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.

EXPOSIÇÃO SOLAR

Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h. Use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios. Se for inevitável a exposição ao sol durante a jornada de trabalho, use chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida.

EVITE ÁLCOOL

Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer. Além disso, combinar bebidas alcoólicas com o tabaco aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

VACINA CONTRA HPV

O Ministério da Saúde implementou em 2014 a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos. Junto com o exame preventivo (Papanicolau), são ações preventivas do câncer do colo do útero. Mesmo mulheres vacinadas quando chegam aos 25 anos, devem realizar exame preventivo a cada 3 anos, pois a vacina não protege contra todos os subtipos do HPV.

Fonte: https://www.yescom.com.br/moveforcancer/2019/rj/